Facebook

CUT RR > LISTAR NOTÍCIAS > AGÊNCIA DE NOTÍCIAS > CUT RORAIMA REALIZA 8° CONGRESSO ESTADUAL E CELEBRA 20 ANOS DE FUNDAÇÃO DA ENTIDADE EM RR

CUT Roraima realiza 8° Congresso Estadual e celebra 20 anos de fundação da entidade em RR

25/10/2019

A CUT Roraima iniciou na manhã desta sexta-feira, 25, o Seu 8º Congresso Estadual. E também celebram os 20 anos de fundação da entidade em Roraima.

Escrito por: Pablo Sérgio

Com cerca de 170 delegados (as) inscritos (as), entre urbanos e rurais, públicos e privados, a Central Única dos Trabalhadores do Estado de Roraima (CUT/RR) iniciou na manhã desta sexta-feira, 25, o seu 8° Congresso Estadual (CECUT/RR) que será encerrado amanhã, 26, com a eleição da nova direção para o quadriênio 2019/2023.

O evento está sendo realizado no auditório do Sindicato dos Servidores Públicos Federais do Estado de Roraima (Sindesep/RR) tendo como tema central: “Sindicatos Fortes: direitos, soberania e democracia”.

Além disso, os delegados e delegadas do 8° CECUT/RR também celebram os 20 anos de fundação da entidade em Roraima, tendo sido a última unidade estadual da CUT a ser fundada no país.

Ao dar início oficialmente aos trabalhos do 8° CECUT/RR a secretária de administração e finanças da CUT Roraima e coordenadora do evento, Antônia Matias, fez um breve relato sobre a representação sindical dos delegados e delegadas inscritos, dando as boas vindas e destacando a importância histórica do encontro em função dos temas a serem debatidos e em função da celebração dos 20 anos de fundação da CUT Roraima, fundada em agosto de 1999.

“Estamos vivendo um marco histórico de desafios, de comemoração e de mudanças, cuja mistura pode dar um novo impulso às lutas dos trabalhadores e das trabalhadoras de Roraima. Que possamos chegar ao final de nosso congresso com mais garra, disposição e determinação para continuarmos contribuindo com a organização e com as conquistas dos trabalhadores e das trabalhadoras rurais e urbanas de nosso estado e de nosso país”, destacou Antônia Matias. 

Na abertura dos trabalhos do Congresso, o secretário de Administração e Finanças da CUT Nacional, Ariovaldo de Camargo, parabenizou os delegados e delegadas do congresso pela presença, destacando a necessidade da organização e da mobilização da classe trabalhadora na defesa dos direitos trabalhistas e previdenciários, através da representação sindical e da CUT.

“A CUT tem muitos desafios pela frente e temos a responsabilidade de dar respostas objetivas para o conjunto da sociedade e, particularmente, para a classe trabalhadora. E tenho a certeza de que a CUT Roraima que além dos desafios da conjuntura nacional, vem sofrendo com uma realidade desafiadora e com muitas variáveis locais, com a realização desse congresso, irá se consolidar ainda mais e fará a diferença na superação dos desafios postos”, destacou Ariovaldo de Camargo

Por sua vez, o presidente estadual da CUT Roraima, Gilberto Rosas, fez questão de ressaltar a importância da representação plural dos delegados e delegados ao congresso, observando a responsabilidade política de cada um no fortalecimento da CUT estadual e na unificação de bandeiras de lutas visando a garantia dos direitos dos trabalhadores e da luta em defesa da democracia.

“Estamos num momento de mudança, pois estaremos elegendo uma nova direção estadual. Mas tenho certeza de que diante das condições que tínhamos conseguimos realizar um bom trabalho e que os novos dirigentes eleitos também deixarão suas marcas nas lutas dos trabalhadores de Roraima e na consolidação das ações de nossa central sindical em setores que surgem na atual conjuntura como desafios a serem superados”, disse Gilberto Rosas.

Já a secretária de Juventude da CUT Nacional e CUT-RR, Cristiana Paiva, destacou a presença da representação rural, dos jovens e das mulheres no CECUT/RR ressaltando o momento desafiador pelo qual passa o país e a conjuntura complexa do estado de Roraima, que exige uma reflexão mais aprofundada por parte das lideranças na busca de respostas e soluções para o conjunto dos trabalhadores e trabalhadoras rurais e urbanos.

“Temos muitos desafios, mas acredito que os resultados práticos do nosso congresso estadual vão nortear as ações da nova direção da CUT estadual, visando o fortalecimento da unidade na luta com base na realidade plural em que estamos inseridos e na participação plena dos jovens, das mulheres, dos rurais e dos urbanos, na consolidação das metas e ações que serão construídas no decorrer de nosso congresso estadual”, ressaltou Cristiana Paiva.

O deputado estadual e presidente do Diretório Estadual do Partido dos Trabalhadores de Roraima, Evangelista Siqueira, que também participou da abertura do congresso, fez questão de destacar a importância da unidade das lideranças sindicais no fortalecimento da CUT diante da conjuntura desfavorável aos trabalhadores, tanto em nível local e nacional.

“Acredito que o momento é de unidade e que precisamos identificar os pontos comuns que unem as lideranças dos trabalhadores e das trabalhadoras, para que juntos possamos lutar e superar os desafios que estão colocados em pauta. Da nossa parte, através do mandato parlamentar popular e através do próprio PT, podem contar conosco na busca pela unidade e na superação conjunta dos desafios e em defesa dos direitos dos trabalhadores e das trabalhadoras”, disse Evangelista Siqueira.

  • Imprimir
  • w"E-mail"
  • Compartilhe esta noticia
  • FaceBook
  • Twitter

Conteúdo Relacionado

Nome:
E-mail:
Título:

TV CUT
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.
João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta solidariedade a sindicalistas coeranos presos.

João Felício, presidente da CSI, Confederação Sindical Internacional, presta(...)

RÁDIO CUT

CENTRAL ÚNICA DOS TRABALHADORES DE RORAIMA
Avenida Mário Homem de Melo, 3873 | Buritis | CEP 69309-198 | Boa Vista | RR
Fone: (55 95) 3224.4282 | www.cut-rr.org.br | e-mail: cutrr@bol.com.br