CUT RR > LISTAR NOTÍCIAS > TRABALHADORES DA KNAUF FAZEM AVALIAÇÃO DE REDE

Trabalhadores da Knauf fazem avaliação de rede

22/08/2014

Escrito por: Instituto Observatório Social

Trabalhadores da rede Knauf estiveram reunidos nesta semana em São Paulo para avaliar as ações realizadas e traçar desafios para a ação sindical. O encontro aconteceu nos dias 20 e 21 e contou com a participação de representantes dos trabalhadores em quatro plantas. Este foi o segundo encontro da rede em 2014 – o anterior foi realizado em Manaus (AM), no mês de maio.

A atividade faz parte do projeto Promoção dos Direitos Trabalhistas na América Latina, apoiado pela DGB BW e gerido por CUT, CNM/CUT, CNQ/CUT e Instituto Observatório Social. Entre os objetivos está a formação de lideranças e trabalhadores e o fortalecimento das redes em empresas multinacionais.

O coordenador da rede, Francisco Alves Sena, destacou os avanços desde o início do projeto. “A gente percebe que a base está mais próxima da rede de trabalhadores, consultando antes das decisões e fornecendo informações. Isso a gente não tinha antes”, aponta. “Conseguimos isso mostrando nossas conquistas para a base, como a PLR e as negociações com a empresa”, completa.

Também foram apontados como pontos positivos a ciência, por parte dos trabalhadores, das dimensões e da atuação da empresa, além do conhecimento dos próprios direitos. Os trabalhadores da rede afirmaram que, embora a empresa ainda concentre muitas informações apenas no setor de Recursos Humanos, o fortalecimento da rede nos últimos meses tem auxiliado a multiplicar informações e a mobilizar a base em busca de negociação e diálogo por melhorias nas condições de trabalho.

Durante o encontro, foram reforçados desafios permanentes, como o fortalecimento da rede e a aproximação ainda maior dos trabalhadores de base. Até o próximo encontro, previsto ainda para o segundo semestre de 2014, a rede pretende publicar e distribuir um boletim nacional, com o apoio da CNQ/CUT, aproximar mais sindicatos da rede, e forçar o RH da empresa a descentralizar decisões relacionadas aos trabalhadores. Também ficam como desafios a aplicação de um PLR nacional e a internacionalização da rede, agrupando redes da Argentina, Chile e Estados Unidos.

#AnulaReforma